De julho a setembro deste ano, mais 31 empresas foram inseridas no Banco de Oportunidades e ofertaram 84 vagas de trabalho. Essa ferramenta gratuita, criada pela Prefeitura de Canoas, faz o cruzamento das informações automaticamente, informando, por e-mail, as vagas disponíveis de acordo com a profissão do candidato e, às empresas, os currículos de quem procura emprego.

Banco de inclusão

O sistema oferece também espaço para o cadastro de Pessoas com Deficiência (PCDs) e auxilia imigrantes em situação de vulnerabilidade. É o caso de 33 haitianos que moram em Canoas e foram cadastrados no Banco de Oportunidades.

"Hoje, mais do que nunca, na atual situação de instabilidade econômica, precisamos buscar, na inovação, alternativas para enfrentar as questões do desemprego. Esta ferramenta proporciona aproximar aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho e as empresas que querem encontrar um profissional com um perfil adequado. O Banco de Oportunidades junta esses interesses", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Mário Cardoso.

Além disso, o sistema foi desenvolvido pelo Canoastec com foco às tecnologias livres, possibilitando o compartilhamento desta solução com outros municípios. A cedência deste programa é por meio de um código-fonte, e o município requisitante tem a liberdade de readequar o layout de acordo com sua identidade visual.

Criado em setembro de 2014, o sistema já cadastrou 185 empresas, que ofereceram 1.499 vagas, das quais 14 para PCDs. Há mais de seis mil currículos e 67.678 visualizações.

A equipe da SMDE realiza visitas às empresas para o cadastramento no Banco. Entre elas, está a Lana Controle & Automação de Máquinas Ltda, do bairro Fátima, cadastrada no início de julho, e que buscava um auxiliar de eletricista.

O presidente da empresa, Diego Fernandes, destacou a eficiência da ferramenta no processo de seleção dos currículos em relação ao perfil da vaga ofertada. "Conseguimos candidatos da região, conforme precisávamos, com experiência na área. Em apenas duas semanas, fizemos a contratação", relata.

O cadastro é feito por meio do Portal da Prefeitura www.canoas.rs.gov.br/bancodeoportunidades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas