A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CANOASTEC) integra a administração municipal indireta, com a responsabilidade de gerenciar e assessorar o Executivo em relação à tecnologia da informação e comunicação. A Canoastec é instrumento fundamental para a modernização da administração municipal e o gerenciamento da sua estrutura informatizada.

A CANOASTEC foi instituída pela lei 5.627, de 26 de outubro de 2011, constituindo-se como Fundação Pública de Direito Privado sem fins econômicos, de natureza estatal, voltada ao interesse coletivo e de utilidade pública. O começo da operação deu-se efetivamente em março de 2012, com a constituição do quadro diretivo, e a assinatura do contrato de serviço com a Prefeitura Municipal de Canoas em agosto de 2012.

Missão

Gerenciar e assessorar o Poder Executivo Municipal em todos os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, com foco no interesse coletivo e utilidade pública, provendo soluções inovadoras e sustentáveis.

Visão

Ser referência em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Administração Pública, a nível nacional.

Valores

Transparência, ética, respeito, sustentabilidade, inovação e comprometimento.

 

Organograma

Presidência Superintendência Executiva Diretoria Administrativa Diretoria Jurídica Superintendência de Projetos e Sistemas Assessor do Superintendência de Projetos e Sistemas Diretoria de Segurança e Informação Diretoria de Projetos Diretoria de Aplicativos Superintendência de Produção Assessor do Superintendência de Produção Diretoria de Infraestrutura Diretoria de Produção Diretoria de Rede e Telecomunicações


Diretor Presidente - Marcelo Nonnenmacher
O diretor presidente terá a responsabilidade de representar a CANOASTEC, judicialmente e extrajudicialmente, bem como responder por todos os atos de gestão.
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Superintendência Executiva – David Silva de Freitas
Compete ao Superintendente Executivo:
I – representar o Diretor Presidente em sua falta;
II – executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.
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Diretoria Administrativa – Rosângela Strogulski
Compete ao Diretor Administrativo:
I – cuidar de toda a parte administrativa e burocrática da fundação;
II – interagir com fornecedores de apoio à fundação;
III – articular com as secretarias municipais que darão apoio a questões de recursos humanos e administrativas.
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Diretoria Jurídica – Daniela Tomaz
Compete ao Diretor Jurídico:
I – interagir com áreas e consultoria jurídica;
II – interagir com a Procuradoria-Geral do Município;
III – assessorar na elaboração e execução das normas e procedimentos internos;
IV – assessorar nas questões que envolvem os recursos humanos;
V – assessorar a CANOASTEC na elaboração e execução dos contratos;
VI – representar judicial e extrajudicialmente a CANOASTEC.
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Superintendência de Projetos e Sistemas – Marcelo Rocha da Silva
Compete ao Superintendente de Projetos e Sistemas:
I – gerir o desenvolvimento dos sistemas de informações utilizados pela Prefeitura sejam os mesmos desenvolvidos no ambiente interno ou contratados junto a terceiros;
II – gerir as políticas de segurança;
III – gerir os aplicativos utilizados pelo Município;
IV – emitir parecer sobre a viabilidade e oportunidade de novas contratações de serviços de tecnologia da informação e comunicação;
V – gerar laudos de entregas e certificação de todas as contratações feitas pelo Poder Executivo Municipal, relativas à área de tecnologia da informação e comunicação, gestão de indicadores de sistemas, de projetos e de segurança;
VI – gerar e manter a documentação atualizada dos sistemas;
VII – preparar plano anual de atividades e plano diretor de informática para projetos, sistemas e segurança;
VIII – executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.
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Assessoria do Superintendente de Projetos e Sistemas – Cibele Felix
Compete ao Assessor do Superintendente de Projetos e Sistemas:
I – representar o Superintendente de Projetos e Sistemas em sua falta;
II – executar outras atividades definidas pelo Superintendente de Projetos e Sistemas.
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Diretoria de Segurança e Informação – Abílio da Silva Filho
Compete ao Diretor de Segurança:
I – definir, documentar e dar conhecimento às políticas, regras, processos e padrões de segurança da informação;
II – auditar sistemas e infraestrutura quanto a segurança física e de dados;
III – auditar acessos de usuários, quanto as tentativas de violação das políticas de segurança;
IV – abrir e gerir inquéritos sobre violações de segurança;
V – gerar laudos e relatórios apontando falhas e responsáveis;
VI – gerenciar projetos relativos a segurança;
VII – definir e gerir indicadores de segurança;
VIII – acompanhar e dar suporte a auditorias externas caso ocorram;
IX – promover treinamento, eventos de conscientização, divulgação e matérias sobre a segurança da informação no âmbito do Município.
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Diretoria do Grupo de Projetos – Jerônimo Vitória de Andrades
Compete ao Diretor do Grupo de Projetos:
I – definir e atualizar ferramentas, metodologia e os processos de execução de projetos;
II – cobrar indicadores de execução e auditar os projetos em andamento, consolidar informações sobre projetos e gerar relatórios para a direção;
III – apoiar a direção nas atividades de planejamento e estratégia, gerar indicadores de projetos;
IV – apontar riscos de projetos antes e durante a execução;
V – articular para que todas as fases do projeto sejam cumpridas e que todas as pessoas envolvidas no processo sejam treinadas;
VI – certificar a conclusão de um projeto junto com sua homologação.
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Diretoria de Aplicativos – Fernanda Barão
Compete ao Diretor de Aplicativos:
I – gerir os aplicativos da Prefeitura sendo estes desenvolvidos internamente ou por contratação de terceiros, estudando com os usuários as novas necessidades e os problemas atuais;
II – apoiar na definição, documentar e gerar laudos de entregas de todas as contratações feitas pelas secretarias, relativo a área de tecnologia da informação e da comunicação;
III – manter o relacionamento técnico com os fornecedores das aplicações sob sua responsabilidade;
IV – promover o treinamento para uso dos aplicativos;
V – gerar indicadores de problemas com os aplicativos buscando as soluções definitivas;
VI – manter documentação de sistemas sempre atualizada;
VII – definir os fluxos de operação dos sistemas e treinar os envolvidos.
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Superintendência de Produção
Compete ao Superintendente de Produção:
I – manter a infraestrutura de tecnologia de comunicação e os sistemas corporativos disponíveis;
II – gerar e gerir o orçamento de Infraestrutura e comunicação;
III – manter o atendimento aos usuários;
IV – gerar indicadores de disponibilidade de cada um dos itens de sua responsabilidade;
V – gerar e manter a documentação atualizada do ambiente computacional;
VI – apoiar na definição, documentar e gerar laudos de entregas e certificação de todas as contratações efetuadas no âmbito do Poder Executivo Municipal, relativas à área de tecnologia da informação e comunicação;
VII – preparar plano anual de atividades e plano diretor de informática para área de infraestrutura;
VIII – executar outras atividades definidas pelo Diretor Presidente.
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Assessoria do Superintendente de Produção – Vinicius Farias
Compete ao Assessor do Superintendente de Produção:
I – representar o Superintendente de Produção em sua falta.
II – executar outras atividades definidas pelo Superintendente de Produção.
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Diretoria de Infraestrutura – Ravel Peres
Compete ao Diretor de Infraestrutura:
I – manter os servidores e o Datacenter em funcionamento, com alta disponibilidade e segurança;
II – manter contato com os fornecedores de insumos para que o ambiente computacional permaneça disponível;
III – gerir os equipamentos de Rede Internos ao Datacenter para que estes estejam sempre disponíveis;
IV – manter os softwares básicos atualizados;
V – atuar junto aos fornecedores de Hardware;
VI – atender as necessidades da área de sistemas conforme diretriz da arquitetura;
VII – garantir a segurança de acesso físico e lógico conforme política de segurança;
VIII – estruturar, defender e gerenciar projetos de atualização e evolução de infraestrutura;
IX – definir e documentar processos relativos a área de infraestrutura;
X – controlar licenças e atualizações de todos os softwares da Prefeitura.
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Diretoria de Produção – Claudia Fontoura
Compete ao Diretor de Produção:
I – gerir as mudanças e problemas;
II – atender e monitorar o ambiente;
III – realizar manutenções preventivas e corretivas;
IV – encaminhar e corrigir problemas com a infraestrutura e com os sistemas;
V – gerar e gerir indicadores de disponibilidades, mudanças, problemas e chamados;
VI – criar e documentar normas e procedimentos relativos a implantações e a processos relativos a produção;
VII – gerir cadastro de usuários e níveis de acesso baseados na política de segurança.
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Diretoria de Rede e Telecomunicações – Leonardo Alvarez Pereira Gomes
Compete ao Diretor de Rede e Telecomunicações:
I – elaborar e executar projetos de rede e de internet;
II – gerenciar os processos de controle de banda de utilização e conteúdo;
III – gerar indicadores de utilização da rede qualitativos e quantitativos;
IV – atender as normas de segurança e a alta disponibilidade;
V – definir a arquitetura de redes e padrões a serem adotados pelo Município;
VI – gerar laudos e certificar os ambientes de redes do Município.
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