O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, inaugurou nesta terça-feira (23), o novo centro de dados do município: o Data Center Contêiner. A tecnologia baseada em containers oferece vantagens em relação ao data center convencional, como mobilidade e possibilidade de expansão. Garante, em tempo integral, o acesso à informação de todo polo administrativo e dos serviços de atendimento do Município, independente de falhas no fornecimento de energia. Em termos de processamento de informações, a capacidade é quatro vezes maior, e pode ser expandida em até dez vezes. A capacidade de armazenamento de dados e informações é duplicada.

Jairo Jorge destacou que todos os processos do Executivo Municipal são realizados a partir do uso da tecnologia da informação, para o aprimoramento e a qualificação do serviço público. Essa realidade exigiu uma estrutura mais adequada: "Por isso, o Data Center é um investimento fundamental para o presente e para o futuro, porque nossa vida depende da capacidade, da celeridade, da velocidade das informações e da transparência de nossos atos com servidores públicos". O próximo passo, segundo o prefeito, será disponibilizar a conexão de rede por meio de Wi Fi em espaços públicos da cidade, com a construção da Infovia.

A tecnologia da informação tem o papel de contribuir para o bem-estar e melhoria da vida das pessoas, pois está em todo lugar por meio de aplicativos, redes sociais, para fazer carteira de trabalho, acessar jornal, revista e agilizar o atendimento do serviço público, frisou o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec), José Eduardo Bueno. "O Data Center Contêiner garantirá, portanto, informações do Município 24 horas por dia, dando estabilidade e disponibilidade aos sistemas", explicou.

Data Center Contêiner

O novo conceito de construção de Data Centers em contêineres prevê mobilidade, agilidade e inovação. Estudos apresentam que este conceito também reduz em milhões de reais os custos com eletricidade e refrigeração em até cinco anos de uso. A alta performance e escalabilidade geram maior capacidade de armazenamento e processamento de dados, o que aumenta a competitividade e os ganhos no ambiente da Prefeitura.

Benefícios

Entre os benefícios da tecnologia da informação, estão a igualdade, democratização e transparência no acesso à informação. Canoas conta com diversos serviços que utilizam e necessitam a tecnologia da informação, como o teleagendamento, laboratórios de informática em todas as escolas, computadores para os professores da rede municipal, computadores para educadores e agentes das escolas de educação infantil, informatização das unidades básicas de saúde, de todo polo administrativo.

Disponibilidade e Segurança

Para garantir a disponibilidade das informações e sistemas 24 horas por dia com segurança, o Data Center Contêiner é equipado com climatização de precisão, sistemas de controle de acesso e monitoramento, detectores precoces de incêndio e dispositivos de combate e extinção ao fogo. Conta também com equipamentos para fornecimento ininterrupto de energia, o que torna a solução autosuficiente em casos de quedas de energia ou problemas de fornecimento por parte da concessionária de energia elétrica.

Todos os equipamentos do Data Center são duplicados, para, em caso de falha de um componente, permanecer em funcionamento de forma ininterrupta.

O Data Center Contêiner faz parte da primeira fase de implantação do projeto Infovia Digital no município. Ele é o "coração" da Infovia - uma rede de fibras óticas que interligarão todas as unidades da Prefeitura com conexão em alta velocidade e disponibilização de Wi Fi em espaços públicos da cidade.

Investimento

O investimento do Município para a instalação do Data Center é  de R$ 1,55 milhão, decorrente de recursos do Banco Corporação Andina de Fomento (CAF), ao Programa Integrado de Investimentos para Revitalização e Ampliação da Infraestrutura Urbana de Canoas, o "Canoas para Todos".

Presença

Participaram do evento a vice-prefeita, Beth Colombo; o vereador Francisco da Mensagem, representando a Câmara Municipal de Canoas; o representante da empresa responsável pela implantação do Data Center, ACECO TI, Valdir Taborda, além de servidores, subprefeitos e secretaria municipal.

Fonte: Prefeitura Municipal de Canoas