Prefeito interino de Canoas vai a Brasília assinar acordo de cooperação técnica para o sistema e-SUS

Na manhã de segunda-feira, 18/12, o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, esteve novamente em Brasília, dessa vez para tratar do Acordo de Cooperação Técnica para o sistema e-SUS APS. A parceria com o Governo Federal busca garantir que o sistema esteja mais presente na realidade municipal, além do desenvolvimento de ações que potencializem a produção colaborativa e o compartilhamento de soluções. O tema foi tratado em encontro com o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes.

De acordo com o prefeito interino, a iniciativa irá beneficiar a saúde pública por meio da integração com outros sistemas. “Entendemos que Canoas pode contribuir para que o Sistema e-SUS APS esteja cada vez mais aderente à realidade municipal e integrado com outras ferramentas de gestão pública, como forma de acelerar a Transformação Digital nas Políticas Públicas de Saúde”, destacou Moraes.

Para realização do acordo foi elaborado um Plano de Trabalho, que deve ser seguido por ambas as partes. O prefeito interino esteve acompanhado da secretária de Saúde, Ana Macedo e do diretor do CanoasTec, Rogério Alves.

O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. O Sistema e-SUS APS foi desenvolvido por uma Universidade Pública Federal e seu uso pelas unidades federativas municipais é incentivado e protagonizado pelo Ministério da Saúde e que há o interesse de que o Sistema e-SUS APS seja uma realidade em todos os municípios brasileiros.

Considerando a existência do modelo do Software Público Brasileiro, que incentiva o compartilhamento e colaboração no desenvolvimento de soluções no Setor Público, bem como a continuidade e evolução há mais de 14 (quatorze) anos do Software Público de Gestão Municipal Integrada e-Cidade, o Município de Canoas, pretende contribuir para que o Sistema e-SUS APS esteja integrado ao e-Cidade, conforme informa o Diretor Rogério: “O objetivo do Acordo de Cooperação Técnica entra o Ministério da Saúde e o Município de Canoas é o desenvolvimento de ações que potencializem a produção colaborativa, o compartilhamento de soluções e a adoção de tecnologias abertas e livres, com a integração do sistema e-SUS APS com o sistema de Software Livre e-Cidade, com o Painel e-SUS e outras soluções livres, como forma de acelerar a Transformação Digital nas Políticas Públicas de Saúde, com foco na criação de um Ecossistema Digital que seja disponibilizado para todas as prefeituras brasileiras, conforme especificações estabelecidas no Plano de Trabalho.”

Recomendado

Canoastec Melhora a Gestão da Educação no Município

1º WORKSHOP: Estruturação de Órgãos Públicos para Utilização de BIM

CanoasTec marca presença no Smart City Expo Curitiba 2025 e destaca avanços na educação

CanoasTec apresenta seu Planejamento Estratégico 2024-2030

CanoasTec recebe doação de computadores e mobiliário da Dataprev

Compartilhar

Leia também